Contribuições do Pensamento Racional


“Na sociedade é a razão a primeira a ser vencida” (Jean de La Bruyère)

Pensamento racional é quando você deixa de agir por emoções e começa a agir racionalmente, nós usamos muito isso no nosso dia-a-dia quando temos que escolher entre a razão e a emoção pra agir com as pessoas, na vida profissional sempre temos que optar pela razão, deixando de lado as pertubações emocionais, é muito raro um pensamento puramente racional, já que é tão difícil fugir de emocional, esse pensamento é o que pretende se esforçar ao máximo para pensar apenas com a razão, já que a humanidade sempre se deixa levar pelo calor da emoção, mas também devo entender que esse é o pensamento mais lógico e que busca a sensatez, portanto não devemos deixar a emoção tomar conta da maioria de nossas decisões.

- O Pensamento Racional contribui para que o homem diferencie o certo do errado, o certo tem razão, o errado não tem razão, podemos chamar de razão a capacidade que todo ser humano tem de criar e articular as palavras e pensamento, por isso o homem é um animal racional, ele pensa, fala e tem ideias. Pensar racionalmente é pensar de forma organizada e esclarecida, ter certeza do que está fazendo, sem contradições, nem grandes emoções. A racionalidade é uma exigência em nossa civilização, trabalhar sem razão fica difícil de planejar com eficiência e ter um resultado final de qualidade.

Socrátes e Platão acreditavam que o corpo, as sensações, as emoções são as fontes do erros, para eles os homem precisam se opor a sensibilidade e percepções, buscando a essencia das coisas, a verdade que vem dos pensamentos e ideias, eles diziam que a razão não era natural nos homens como se pensavam e sim uma forma construida pela nossa cultura, sendo assim um produto de nossa civilização.

 

"Ser racional é bondade extrema, ser racional é estar livre de cogitação material, no racíocinio está a concórdia" (Autor Desconhecido)

"É com o pensamento que tomamos todas as decisões de nossas vidas."

"Razão é quando a mente se organiza de acordo com princípios universalmente aceitos.
Platão diz que os deuses deram ao homem um presente sensacional: a razão, e ninguem faz uso dela, preferindo se guiar por opiniões."



Postado por: Daniely Campos