A RAZÂO: INATA OU ADQUIRIDA

A vida como ser racional deixa algumas indagações, como por exemplo: como adquirimos ou já nascemos com a capacidade de raciocínio. Então a filosófia nos oferece duas possiveis respostas: o inatismo e o empirismo.
O inatismo revela que o conhecimento está dentro de cada um, já nascemos com o uso da  razão.
A visão inatista defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar, assim como os pássaros para voar. A linguagem se desenvolve naturalmente nas crianças.
O ambiente contribui com que as pessoas falem uma língua. O resto a criança faz por si só. Para isso, aciona inconscientemente um mecanismo cerebral que, supostamente, contém um conjunto de princípios válidos para todas as línguas humanas.


conhecer é recordar a verdade que já existe em nós; é despertar a razão para que ela se exerça por si mesma.(Platão)






                                   


O Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
 acredita que o conhecimento e as idéias racionais são adquiridos através da experiência.
Historicamente, o empirismo se opõe a escola conhecida como racionalismo, segundo a qual o homem nasceria com certas idéias inatas, as quais iriam "aflorando" à consciência e constituiriam as verdades acerca do Universo. A partir dessas idéias, o homem poderia entender os fenômenos particulares apresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, independeria dos sentidos físicos.
A doutrina do empirismo foi definida explicitamente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século XVII . Locke argumentou que a mente seria, originalmente, um "quadro em branco" (tabula rasa), sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação. Ou seja, todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro. 
 A dilatação dos corpos é o efeito do calor. É assim, que nascem as ciências. São elas, portanto,hábito de associar idéias, em consequência da repetições da experiência.(Hume)
Postado por: Geisa Araujo

Nenhum comentário: